terça-feira, 29 de maio de 2012


Conclusão

O novo contexto social traz novos desafios para a educação a distância. Solicita-se da escola a formação de cidadãos críticos, capazes de compreender as implicações do desenvolvimento científico, tecnológico e econômico para sua qualidade de vida e atuação profissional. É preciso reconhecer que, em uma sociedade em que a tecnologia se faz presente em vários contextos, estas são importantes ferramentas mas também  objetos de aprendizagem.  Assim, no planeamento e elaboração dos materiais didáticos em EaD, é necessário reconhecê-las não apenas como instrumentos que irão desenvolver os conteúdos e metodologias previstos no projeto pedagógico, mas como fontes mesmas de aprendizagens, como produtoras de cultura. Além disso, no aspecto comunicacional, torna-se necessário compreender como e com quais características está acontecendo a recepção das mensagens pelos alunos. São questionamentos a serem investigados para que os cursos em EaD façam sentido em nossa sociedade. 

A Educação a Distância (EaD), por sua vez, começa a ser utilizada como uma modalidade inovadora que enriquece os momentos presenciais e possibilita ao professor utilizar toda a sua criatividade para que junto ao aluno possa construir um aprendizado de qualidade.

Essa modalidade ganha forças no momento em que aceita a concepção das TICs, atuando como uma ferramenta de tecnologia educativa, utilizada como estratégia de ensino-aprendizagem. Além disso, as modernas tecnologias utilizadas viabilizam a interatividade, considerada fator-chave da EaD.

Na utilização das TICs em EAD, é necessário ter a preocupação em não adaptar as formas tradicionais de ensino aos novos equipamentos tecnológicos e vice-versa. Novas tecnologias e velhos hábitos de ensino não combinam. É preciso pensar para qualquer modalidade de ensino seja presencial ou a distância que tipo de educação se deseja desenvolver, que tipo de alunos pretendemos formar e que tipo de tecnologias irão se enquadrar na proposta educativa da instituição de ensino.


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