Conclusão
O
novo contexto social traz novos desafios para a educação a distância.
Solicita-se da escola a formação de cidadãos críticos, capazes de compreender
as implicações do desenvolvimento científico, tecnológico e econômico para sua
qualidade de vida e atuação profissional. É preciso reconhecer que, em uma
sociedade em que a tecnologia se faz presente em vários contextos, estas são
importantes ferramentas mas também
objetos de aprendizagem. Assim,
no planeamento e elaboração dos materiais didáticos em EaD, é necessário
reconhecê-las não apenas como instrumentos que irão desenvolver os conteúdos e
metodologias previstos no projeto pedagógico, mas como fontes mesmas de
aprendizagens, como produtoras de cultura. Além disso, no aspecto
comunicacional, torna-se necessário compreender como e com quais
características está acontecendo a recepção das mensagens pelos alunos. São
questionamentos a serem investigados para que os cursos em EaD façam sentido em
nossa sociedade.
A
Educação a Distância (EaD), por sua vez, começa a ser utilizada como uma
modalidade inovadora que enriquece os momentos presenciais e possibilita ao
professor utilizar toda a sua criatividade para que junto ao aluno possa
construir um aprendizado de qualidade.
Essa
modalidade ganha forças no momento em que aceita a concepção das TICs, atuando
como uma ferramenta de tecnologia educativa, utilizada como estratégia de
ensino-aprendizagem. Além disso, as modernas tecnologias utilizadas viabilizam
a interatividade, considerada fator-chave da EaD.
Na
utilização das TICs em EAD, é necessário ter a preocupação em não adaptar as
formas tradicionais de ensino aos novos equipamentos tecnológicos e vice-versa.
Novas tecnologias e velhos hábitos de ensino não combinam. É preciso pensar
para qualquer modalidade de ensino seja presencial ou a distância que tipo de
educação se deseja desenvolver, que tipo de alunos pretendemos formar e que
tipo de tecnologias irão se enquadrar na proposta educativa da instituição de
ensino.
Sem comentários:
Enviar um comentário