terça-feira, 29 de maio de 2012

Introdução


As TIC no contexto da EAD: Limites e possibilidades

As TICs– ferramentas aplicadas ao ensino a distância:

Tendo em vista o impacto das novas tecnologias de comunicação e informação em todas as esferas da actuação humana, mediante os avanços da globalização tecnológica, pode-se pensar em uma série de funções dessas ferramentas no que diz respeito à estratégia da educação a distância, especialmente na forma de ensinar. Por outro lado, o uso adequado desses instrumentos/mecanismos de aprendizagem não é preocupação apenas de instituições educativas, mas também se expressa por parte de companhias privadas, por parte de organizações envolvidas com a capacitação e aperfeiçoamento dos seus funcionários, como objectivos de facilitar a inserção desses sujeitos no mundo virtual. No contexto da educação a distância, é importante que essas tecnologias sejam instrumentos de reflexão sobre a prática, para que os conhecimentos construídos nesse espaço sejam recontextualizadas e aplicados na melhoria, na dinamização, na conscientização ou na transformação dessa prática.

As principais tecnologias usadas na EAD

• Mídias impressa: texto impresso, caderno de estudos, jornais e boletins, notas de aulas, livros didácticos, apostilas etc. • Mídias sob a forma de áudio e vídeo: fitas gravadas, CD-ROM e outros; • Rádio e televisão: programas ao vivo e gravados; Com o surgimento da internet tornou-se possível uma nova forma de disseminação por vídeo, denominada vídeo transmissível, ou seja, vídeo no formato digital que permite que as pessoas façam DOWNLOAD na forma compacta, directo de um servidor da WEB. Tecnologia de telecomunicação interactiva, que pode ser via áudio, audiografia (agrega imagens visuais ao áudio), vídeo e computador. • Audioconferência: os participantes são conectados por linhas telefónicas. • Audiográfico: tecnologia que agrega imagens visuais, o áudio e também é transmitida por linhas telefónicas. • Videoconferência: permite a transmissão nos dois sentidos de imagens televisivas via satélite ou a cabo. Ou de equipamento, como monitores de televisão, gravadores/aparelhos de videocassete, microfone, câmaras e computadores também são usados. • Aprendizado com o uso do computador: programas de estudo Auto gerenciado que o aluno usa sozinho no computador. O programa educacional pode ser disponibilizado em CD-ROM ou conectado à internet para ter acesso ao hipertexto (conteúdo, página ou texto de internet) e hipermídia (permite ao usuário a interactividade de acesso pelas “ligações” existentes no conteúdo ou página ou documentos da internet). Existem outros tipos de equipamentos, como monitores de televisão, gravadores/aparelhos de videocassete, microfone, câmaras e computadores também são usados. • Aprendizado com o uso do computador: programas de estudo Auto gerenciado que o aluno usa sozinho no computador. O programa educacional pode ser disponibilizado em CD-ROM ou conectado à internet para ter acesso ao hipertexto (conteúdo, página ou texto de internet) e hipermédia (permite ao usuário a interactividade de acesso pelas “ligações” existentes no conteúdo ou página ou documentos da internet).

A internet no ensino a distância

A Internet é uma forma de aquisição de informação simultânea que possibilita o rompimento de barreiras geográficas de espaço e tempo, permitindo ainda o compartilhamento de informações em tempo real, o que apoia o estabelecimento de cooperação e comunicação entre professores e alunos. Outro ponto positivo da Internet é a disponibilidade de mecanismos de mediação síncronos ou assíncronos, que podem ser utilizados ao mesmo tempo, ou não. A combinação destes mecanismos torna a Internet um meio flexível e dinâmico para estabelecimento da EAD. Nesse sentido, a que salientar a importância do uso da Web, no contexto educacional. Esse recurso tecnológico tem-se tornado fonte inesgotável de conteúdo para ensinar e para aprender. Segundo Ganhão (2004, apud Bitencourt, 2006.), o Blog é uma abreviatura simpática que os internautas criaram para o termo inglês "weblog". Trata-se de uma página web actualizada frequentemente, composta por pequenos parágrafos apresentados de forma cronológica. É como uma página de notícias ou um jornal que segue uma linha de tempo com um fato após o outro. O conteúdo e tema dos blogs abrangem uma infinidade de assuntos que vão desde diários, notícias até assuntos relacionadas a Educação. É um laboratório de escrita criativa colaborativa on-line, cujo objectivo principal é oferecer a comunidade de leitores escritores trocar experiências e saberes através da interacção dos diversos participantes. Entre outras vantagens, tem a possibilidade de publicar gratuitamente informação. Uma prende-se com a facilidade da criação e o manuseamento das ferramentas de publicação, outra relaciona-se com o fato da ferramenta disponibilizar interfaces que permitem ao utilizador centrar-se no conteúdo e, por fim, a existência de funcionalidades como comentários, arquivo, entre outros.

O professor e a utilização das tic na Ead

A educação à distância é uma modalidade de educação, que tem a finalidade de fazer com que tenhamos cada vez alunos mais aprendentes e autônomos. E o papel do professor nesse ensino é desempenhar inúmeras “funções”, das quais talvez não tenha sido preparado. Quem ensina na EAD é a instituição, tendo o docente que realizar um modo de ensinar totalmente diferente do que acontece no ensino presencial. O que difere a EAD das aulas presenciais é que a preparação das aulas é realizada da seguinte forma: Livros- textos ou manuais,programas em áudio,vídeo ou a informática, não ocorre o contato pessoal mas sim á distancia pelos meios tecnológicos. As tecnologias utilizadas na EAD tem sido um modelo para os cursos de educação presencial,onde se pode articular desta ferramenta para tornar mais eficaz o seu ensino. A EAD consegue fazer uma interação social que envolve o estudante e a instituição, com o uso das tecnologias adequadas, a uma Criação de estruturas propiciem a interação entre o estudante e docentes e dos estudantes entre eles; estruturas de apoio pedagógico e didático ao estudante. Cada tecnologia é mais apropriada para um determinado tipo de aprendizagem e desaconselhável para outros. É necessário, sobretudo, que os professores se sintam confortáveis para utilizar esses novos auxiliares didáticos. Estar confortável significa conhecê-los, dominar os principais procedimentos técnicos para sua utilização, avaliá-los criticamente e vislumbrar novas possibilidades pedagógicas partindo da integração desses meios com o processo de ensino. A filosofia que deve ser pensada para orientação e preparação docente para o uso das tecnologias baseia-se no entendimento de que “preparar para o uso” é preparar para trabalhar com as TICs, sem nenhum outro tipo de apoio para que utilizem esse novo meio para revolucionar o ensino. O início deste processo de preparação como já descrito anteriormente, de preferência deve ocorrer nas licenciaturas e nos cursos de pedagogia.

Conclusão

O novo contexto social traz novos desafios para a educação a distância. Solicita-se da escola a formação de cidadãos críticos, capazes de compreender as implicações do desenvolvimento científico, tecnológico e econômico para sua qualidade de vida e atuação profissional. É preciso reconhecer que, em uma sociedade em que a tecnologia se faz presente em vários contextos, estas são importantes ferramentas mas também  objetos de aprendizagem.  Assim, no planeamento e elaboração dos materiais didáticos em EaD, é necessário reconhecê-las não apenas como instrumentos que irão desenvolver os conteúdos e metodologias previstos no projeto pedagógico, mas como fontes mesmas de aprendizagens, como produtoras de cultura. Além disso, no aspecto comunicacional, torna-se necessário compreender como e com quais características está acontecendo a recepção das mensagens pelos alunos. São questionamentos a serem investigados para que os cursos em EaD façam sentido em nossa sociedade. 

A Educação a Distância (EaD), por sua vez, começa a ser utilizada como uma modalidade inovadora que enriquece os momentos presenciais e possibilita ao professor utilizar toda a sua criatividade para que junto ao aluno possa construir um aprendizado de qualidade.

Essa modalidade ganha forças no momento em que aceita a concepção das TICs, atuando como uma ferramenta de tecnologia educativa, utilizada como estratégia de ensino-aprendizagem. Além disso, as modernas tecnologias utilizadas viabilizam a interatividade, considerada fator-chave da EaD.

Na utilização das TICs em EAD, é necessário ter a preocupação em não adaptar as formas tradicionais de ensino aos novos equipamentos tecnológicos e vice-versa. Novas tecnologias e velhos hábitos de ensino não combinam. É preciso pensar para qualquer modalidade de ensino seja presencial ou a distância que tipo de educação se deseja desenvolver, que tipo de alunos pretendemos formar e que tipo de tecnologias irão se enquadrar na proposta educativa da instituição de ensino.